Loading Posts...

Fonte para Câmera de Segurança: Veja a Importância desse Equipamento em seu Sistema

Fonte para Câmera de Segurança: Veja a Importância desse Equipamento em seu Sistema

Fonte para Câmera de SegurançaVamos falar sobre as principais fonte para câmera de segurança do mercado?

Desde fontes chaveadas até fonte colmeia.

Vamos falar de tudo nesse artigo.

É preciso pensar em uma série de coisas antes montar o seu projeto de CFTV (Circuito Fechado de Televisão).

Pensar em qual fonte poderemos utilizar na propriedade, o estado da tubulação e por onde passarão os fios dos aparelhos para abastecer as câmeras de segurança.

Outro fator importante é saber a quantidade de amperes necessário para o funcionamento da sua câmera, já que algumas câmeras costumam consumir uma quantidade abusiva de eletricidade.

Ter em mente também como funciona uma fonte para câmera de segurança poderá ser de grande ajuda.

Vamos explorar então a composição da câmera e a definição de amperagem, antes de entendermos quais são os tipos de fonte mais utilizados em CFTV atualmente.


Amperes: O que é?

Cientificamente falando, ampere é a unidade de medida da corrente elétrica no sistema de unidades.

Um ampere equivale a um coulomb por segundo.

Essa palavra muitas vezes sofre uma abreviação com a letra ”A” em fontes e outros equipamentos eletroeletrônicos.

A medida elétrica realizada em amperes é de muita importância para a eficiência energética de aparelhos domésticos e equipamentos de grande porte.

Conservar o controle de Amperagem é fundamental para evitar superaquecimento da rede elétrica e a ocorrência de curtos-circuitos.

Além de, claro, garantir o funcionamento correto dos aparelhos.

É importante saber que quanto maior a amperagem de um aparelho ou circuito elétrico, maior será o consumo de eletricidade.

Sabendo disso, uma maneira de diminuir a conta de luz é consultar o nível de amperagem de cada aparelho em sua residência.

Curiosidade: Existe uma lei brasileira (link) que exige que todos os fabricantes devem informar a amperagem ao consumidor em seus produtos.

Conheça as principais fontes do mercado e ganhe desconto por ser leitor do blog: https://blogdocftv.com/go/fonte-para-cftv


Significados das Siglas

  • DC – Corrente Direta
  • AC – Corrente Alternada
  • In / Input – Entrada
  • Out / Output – Saída
  • V – Unidade de medida da tensão elétrica
  • A / Ampere – Unidade de medida da corrente elétrica

Consumo de uma Câmera de Segurança

Bem, para saber o quanto sua câmera irá gastar vai depender muito do modelo do aparelho que você possui.

Por exemplo, uma câmera HDCVI VHD 1220 B gasta 178 ma (miliamperes), ou seja, com 1 fonte de 1 amperes você poderá abastecer aproximadamente 5 câmeras.

É importante verificar o consumo para escolher a melhor fonte para câmera de segurança.

Saiba Qual Fonte usar em um Projeto CFTV

Voltamos a tocar no assunto da ”dependência” porque para saber qual fonte utilizar em um projeto CFTV, é preciso ver primeiro os aparelhos que estão a disposição do instalador/consumidor.

Atualmente, estamos trabalhando com 2 tipos principais de fonte para câmera de segurança:

Fonte Estilo Colmeia

fonte 12v para camera de segurançaA fonte colmeia é aquela clássica fonte revestida em furos que ajuda na ventilação do equipamento, evitando o superaquecimento.

Essa fonte é dedicada para o abastecimento de muitas câmeras, já que uma fonte de 5 Amperes é capaz de abastecer entre 6 a 7 câmeras de uma só vez. Dependendo do modelo escolhido.

Uma forma de oferecer mais tranquilidade para o funcionamento dessa fonte é através do cabo coaxial, já que ele possui o par de abastecimentos. (Aqui tem alguns modelos)

Dividir as funções com outros aparelhos é muito bom, isso evita a sobre carga dos aparelhos.

O cabo coaxial bipolar 4mm Flexível 100m é muito utilizado para realizar esse serviço, já que ela oferece o abastecimento incluído, proporcionando a fonte Colmeia mais eficiência e durabilidade.

A maioria das fontes colmeias são protegidas contra curto de saída.

Isso acontece quando a saída sofre um curto e a fonte entra em modo de proteção.

Se a sua saída for colocada em curto, a fonte não queima, mas sua tensão de saída cairá para 4 a 6 VDC.

Esse é um dos estilos de fonte para câmera de segurança mais vendidas no mercado pelo seu baixo custo, o que barateia o projeto para o consumidor final.

Fonte Eletrônica Estabilizada (MCM, Intelbras, Impacto, Outras)

qual fonte usar para camera de segurançaOutra fonte também bastante procurada pelos técnicos de instalação.

Ela possui uma forma simples de instalação que pode ser feita junto com as câmeras, evitando o trabalho de transmitir cabos de abastecimento para cada câmera.

Basta utilizar o plug P4 que já vem em sua câmera (No caso dessa fonte, não será necessário utilizar outros conectores de cftv).

A fonte eletrônica pode ser utilizada em todos os tipos de câmeras.

Ela é bem estruturada e cabe bem em uma régua de energia.

A instalação dessa fonte pode ser feita ao lado da câmera e ela é ideal para quem utiliza cabo de abastecimento.

Um pouco diferente das outras, essa fonte para câmera de segurança possui um filtro especial contra interferências das imagens (anti-ruído) e possui um sistema de proteção contra descargas elétricas.

As fontes de marca referência nesse tipo, são: MCM e Intelbras.

DICA ESPECIAL: Nunca utilize 100% da capacidade de alimentação da sua fonte.

Deixe cerca de 25% da capacidade total de backup para evitar que seus equipamentos sejam danificados. Especialmente se você utilizar fontes baratas sem filtro de surto.  


Conclusão: Fonte para Câmera de Segurança

De nada adianta ter boas câmeras se você não tiver equipamentos de qualidade em todo o seu kit de monitoramento residencial.

Você pode até mesmo queimar suas câmeras e DVR se usar fonte para câmera de segurança de baixa qualidade.

Opte sempre por produtos de qualidade!

Em projetos maiores e que guardam empresas com altos valores, recomendo sempre o uso de um Nobreak. Leia o nosso guia completo.

Espero que tenha gostado da matéria! Você pode acompanhar outras aqui: https://blogdocftv.com/category/dicas/


Fonte para Câmera de Segurança: Veja a Importância desse Equipamento em seu Sistema
5 (100%) 2 votes

Show 28 comments

setembro 11, 2017
0

Instalei sistema com 4 câmeras, porém todas queimaram ou estavam com defeito. Fiz todas conexões e depois liguei DVR, fontes, e monitor na mesma régua de energia. Porém não teve vídeo. Após troquei todas câmeras, funcionou normal. O que pode ter acontecido?

setembro 12, 2017
0

As vezes você pode ter pego uma fonte de baixa qualidade Jair. Ela pode ter dado um surto e queimado tudo! Recomendo sempre que você utilize fontes de boa qualidade, estilo MCM que possui filtro ou a Intelbras.

outubro 12, 2017
0

Boa noite. Muito boa a explicação sobre fontes. Pretendo colocar fontes individuais para cada câmera, pois fonte estilo colmeia caso der problema todas as câmeras não funcionaria.

Só que as fontes individuais (colocaria uma para cada câmera) iria concentrar todas perto do DVR. No qual a idéia seria em uma ponta do cabo colocar o conector BNC e o P4 femea com borne e na outra ponta colocar o BNC e o P4 macho com borne. A distância das câmeras para o DVR não passaria de uns 40 metros.

Sobre o cabo andei vendo: Cabo De Câmera De Segurança Coaxial 4mm + 2 Bipolar 22 Awg. É bom? Teria alguma indicação?

Sobre as fontes individuais pretenderia adquirir a fonte da MCM de 12v com 1a.

Os itens citados acima: fontes, cabo. conectores pretendo adquirir as melhores marcas para não ter problema. Em relação aos conectores saberia dizer se tem alguma marca confiável?

No tópico acima vc citou sobre amperagem. Saberia dizer em relação a tensão da fonte? Será que com a distância máxima de 40 metros entre a camera e o DVR utilizando a fonte, cabo e conectores citados teria perda de sinal? Teria algum item para acrescentar na lista? Lembrando que pretendo usar fontes individuais e colocar perto do DVR. Assim conectaria todos em um unico nobreak

Desde já agradeço pela atenção

outubro 16, 2017
0

Oi Camila, bom dia! Me desculpe na resposta. Feriado prolongado atrasa tudo, né? 🙂

Você está certa na sua linha de pensamento. Quanto mais longe você colocar o cabo, a perda de sinal pode ser de maior. Não só de tensão mas de qualidade de imagem também.

Em relação a cabos, eu recomendaria: Betacavi ou Telecam.
Fontes: MCM ou Intelbras.
Conectores a maioria vem da China hoje. Mas eles fazem a diferença, se você pegar os piorzinhos, eles podem ter perda significativa de qualidade. Use os que geralmente a unidade custa R$2.

Em relação ao cabo Bipolar, ele é o mais usado atualmente. Eu particularmente tenho usado bastante (só não o utilizo em instalações onde a distância é maior, nesse caso, é melhor usar o cabo cat5).

Caso ainda não tenha fornecedor, recomendo dar uma olhada na loja parceira do site pra conseguir descontos exclusivos: https://blogdocftv.com/go/zikoshop

Obrigado pela visita,
Rubens

outubro 15, 2017
0

Boa tarde. Sobre as dúvidas que coloquei acima, somente complementando. Depois vi no site da MCM que eles possuem a seguinte fonte individual: Fonte Estabilizada 12,8vcc 2,5a P/ Cftv Mcm . O fato deste ter amperagem maior e vir a usar os mesmos no lugar dos 1a, ajudaria a ter menos perda de energia?

outubro 16, 2017
0

Oi Camila,

O recomendado é você usar, por exemplo, a fonte e deixar o consumo dela em 70% da capacidade total, evitando uma sobrecarga e tendo um “backup extra”.

Se a fonte é de 1000M.A e a fonte consome 500M.A, você teria 50% da capacidade total. Isso é mais que suficiente.
Não precisa gastar mais do que isso não.

outubro 21, 2017
0

bom dia,posso ligar 3 cameras em uma fonte colmeia de 10 amperes..?

outubro 23, 2017
0

Oi Edson,

Pode sim! Não terá problemas se o consumo das 3 câmeras juntas for menos que 70% do consumo dessa fonte. No caso, 7A.

novembro 14, 2017
0

Boa Tarde!
existe fonte especial para CFTV? tipo eu tenho um fonte aqui que veio em fita de led e quero usar para uma camera HD da intelbras, o que vcs me dizem?

novembro 16, 2017
0

Oi Teobaldo,

Tudo vai depender de quantos amperes é a sua fonte e qual o consumo que essa câmera exige. Mas deve funcionar sim, sem problemas nenhum! Dê uma conferida nessa informação, por gentileza 🙂

janeiro 24, 2018
0

Ótima matéria!!! Informações bem detalhadas.

janeiro 24, 2018
0

Fico feliz que tenha gostado Clayton! 🙂

fevereiro 19, 2018
0

qual a melhor fonte para um kit de 8 cameras melhor as fontes individuais ou a fonte colmeia

fevereiro 22, 2018
0

Oi Denison,

Recomendo fontes individuais. Quando uma fonte individual queima, apenas uma câmera deixa de funcionar. Se você tem uma fonte de 10A para alimentar todas e ela queima, todas as câmeras vão deixar de funcionar.

E nem sempre essa troca vai ser no mesmo dia, nesse caso, você e seu patrimônio correm um risco sério!

Abraços,
Rubens

fevereiro 21, 2018
0

Naquelas fontes normal sem ser chaveada. Elas são 12v algumas 1a outras 2a posso ligar qualquer umas delas na câmera q irá funcionar?

fevereiro 22, 2018
0

oi Bruno, tudo bem?

Cada câmera tem um consumo. Geralmente vai ficar em torno de 300 a 500 MA. Colocar uma fonte de 2A seria bastante desperdício nesse caso. Além de ser mais caro, você coloca muito mais do que a câmera precisa para trabalhar.

Recomendo sempre colocar a amperagem que a câmera necessita para funcionar + 30% de “segurança”!

Abraços,
Rubens

fevereiro 25, 2018
0

Bom dia Rubens! Tenho 04 câmeras da marca Intelbras, modelo ahd. Coloquei uma fonte de 5a, está de boa?
Quanto consome em amp cada camera especificada acima?
Obrigado e no aguardo.

fevereiro 27, 2018
0

Oi Augusto, tudo bem?

A fonte vai funcionar perfeitamente com as suas câmeras. O que pode ser um problema é que se a fonte queimar, tomar as câmeras vão ficar indisponíveis por falta de alimentação – diferente do que acontece quando você usa uma fonte de 1a para cada câmera.

As câmeras em média tem cerca de 500ma de consumo!

Abração,
Rubens

fevereiro 28, 2018
0

Amigo, posso instalar as fontes individuais próximo ao DVR?

março 1, 2018
0

Oi Carlinhos,

Poder, você pode. Mas eu não recomendo muito próximo, pois elas acabam produzindo calor e se estiverem muito próximas, podem acabar superaquecendo o seu aparelho DVR (dependendo da quantidade de fontes).

Mas é só uma recomendação de segurança!

Att,
Rubens

março 1, 2018
0

Amigo, estou numa dúvida daquelas. Entre um Kit Intelbrás e um JFL. Sei que a Intelbrás tem mais nome no mercado, mas a maioria dos técnicos falam que a JFL não deixa nada a desejar em relação à Intelbrás. Eu sei que você é expert no assunto. Por isso preciso da sua opinião.
No meu caso quero para instalação externa com câmeras de alcance de 30 metros.
O Kit da JFL é mais em conta, mas o pessoal técnico fala que tem a mesma performance do Intelbrás.
O que você pode falar para mim?
De antemão agradeço o seu atendimento.

março 16, 2018
0

Em primeiro lugar parabéns pelo blog Rubens!!!
Meu amigo, comprei 4 cam Intelbras 2 fullhd 3.6mm e 2 hd de 2.8mm e 30m de alcance… comprei uma colmeia de 10A… tirando o fato já mencionado de se queimar a fonte parar o funcionamento das 4 eu tenho algum prejuízo em relação ao consumo de energia?? Tá exagerado para as câmeras?

março 26, 2018
0

Olá Rubens, legal vc compartilhar conhecimento.
Sendo assim vou utilizar essa oportunidade.
Tenho 3 cameras ligadas em uma fonte colméia, quando o infravermelho entra, a imafem fica listrada tremendo e sem qualidade.
Até quanto posso aumentar a voltagem de saida da fonte sem danificar as cameras?
durante o dia a imagem é perfeita .

março 27, 2018
0

Boa tarde. Possuo um sistema de monitoramento com 12 câmeras da intelbras numa fonte de 20a. Após uma forte chuva, a fonte queimou. Fizemos a troca por uma fonte nova, mas agora as imagens das câmeras no escuro estão cinzas e sem nitidez. Poderia ser por causa da instalação da fonte nova? Ou é possível o infravermelho queimar e a câmera não? Obrigada.

agosto 11, 2018
0

Boa noite!

instalei uma câmera de 12 volts mas a fonte de de 6,7 volts ok porem a câmera não apareceu imagem no monitor, vc pode me dizer se isso pode ser a causa ? o dvr esta normal no monitor o mais esta certa me ajude!

agosto 23, 2018
0

Tenho 3 câmeras instaladas com uma fonte colmeia simples. A mesma faz um zumbido que incomoda muito.
Substituindo essa fonte por outra que suporta maior amperagen ajuda a resolver?

setembro 23, 2018
0

Boa noite,pretendo comprar um DVR Intelbras mhdx 3016 Full HD,com 12 câmeras sendo 7 câmeras 3230b Full HD Intelbras G4 ou G3 e 5 câmeras 3220d Full HD Intelbras G4 ou G3 com cabo coaxial 95% de malha e fonte Intelbras individuais ( próximo a cada câmera)
só não sei qual vc aconselha para suprir essas câmeras Full HD

outubro 22, 2018
0

Bom dia Rubens, gostaria de saber qual é a amperagem da câmera Samsung shc-735, pois tenho uma e liguei em uma fonte de 12 V, 1.5 A, e a mesma está com o led do power piscando e na tela so vejo uma listra cinza na parte inferior e o restante esta preta. Agradeço a sua orientação.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading Posts...