conectores para cftvAlém de bons equipamentos (Câmeras, DVRS), você precisa escolher os melhores conectores para CFTV.

Digo isso porque, com baixa qualidade, você não será capaz de usar todo o potencial de seus equipamentos.

A conexão básica que você vai precisar fazer para utilizar a sua primeira câmera será a de um BNC (vídeo) e um P4 (energia).

Pode parecer simples, mas se é a sua primeira experiência com instalação, pode dar um pouquinho de trabalho. Os cabos, se mal conectados, não funcionarão direito.

Mas não se preocupe. Vamos ajudar você a partir de agora.

Primeiro, tenha paciência, pois trabalhar com fiação requer muita atenção!

Bem, é preciso saber que os conectores P4 com borne (de energia) geralmente recebem a carga de 12 volts das fontes. Já o outro conector, BNC 5057 serve para transmissão de vídeo.

Os fios são equipamentos maleáveis, porém sensíveis. E nos conectores para CFTV é preciso inserir uma malha e uma parte do meio do fio.

Esse serviço é igual ao dos técnicos de TV por assinatura, praticamente é o mesmo procedimento, mas com outro tipo de ligação.

Para facilitar ainda mais, falaremos um pouco sobre os conectores para CFTV e sua utilidade nos cabos coaxiais ou cabo de rede.

Vamos lá!


Conectores para CFTV

conector bnc com borne como instalarOs modelos mais comuns e conhecidos, com certeza são o conector BNC e o plug p4 com borne.

Isso porque eles estão em quase 100% das câmeras (é obrigatório a utilização para ligar a câmera).

O conector BNC (Conector Bayonet Neil Concelman) é um conector para diversos tipos de cabos Coaxiais como, RG-58 e RG-59.

Sua maior utilidade é para equipamentos de rádio de baixa frequência, aparelhos de CFTV e em instrumentos de medição.

Existe uma pequena variedade de conectores disponíveis oferecidos pelas grandes organizações de tecnologia.

Para esse conector, temos algumas opções disponíveis:

  • BNC com borne (ou sem);
  • BNC para solda;
  • BNC com parafuso;

E como qualquer outro conector existe também a versão de macho e fêmea.

Os conectores mais práticos, na visão de alguns clientes, são os conectores com borne que oferecem mais agilidade na hora da instalação das câmeras de segurança.

Soldar ou não os fios é uma escolha que você poderá fazer. É necessário fazer um furo no fio para colocar a malhar e com os pequenos parafusos servem para prender o fio do meio.

É sempre bom saber que a malha possui carga negativa enquanto o fio do meio possui carga positiva.

Esses conectores são bem baratos e você pode adquirí-los por um preço acessível: https://blogdocftv.com/go/cabos-para-cftv


Conector RCA

conector para cameras de segurançaO conector RCA é de grande utilidade para aqueles que pretendem ligar a saída de vídeo do seu DVR à uma televisão ou monitor para fazer o monitoramento.

Balun

Ligar as câmeras em grande distância tem atormentado algumas pessoas já que a maioria dos fios possuem apenas 100m (exceto bobinas) e é natural perder qualidade de imagem em longas distâncias.

Sendo assim, é mais fácil adquirir um cabo de par trançado, conhecido como cabo de rede / cabo utp e utilizar um balun passivo, que fará a conversão de conector RJ45 para conector BNC.

Os cabos mais comuns possuem 4 pares, então, você poderá ligar 4 câmeras com apenas um cabo.

Pensando assim até parece que esse cabo só nos oferece vantagens.

Mas não é bem assim…

Utilizar um par de cabos para alimentar as câmeras não é uma boa escolha, pois pode causar interferência e diminuir a qualidade das imagens.

Além disso, não aconselhamos passar o cabo coaxial no mesmo conduíte ou perto de fios que carregam eletricidade para evitar sobrecargas e possíveis danos ao seu equipamento.


Rabichos de Mini Câmeras

tipos de conectores de videoRabicho é o nome dado ao conjunto de fios que, muitas vezes, vêm acompanhados das mini câmeras (possuindo de 3 a 4 fios sendo: branco, vermelho, preto e amarelo).

Na maioria das vezes utilizamos o fio branco para a gravação do áudio.

Alguns clientes preferem ter somente as imagens das câmeras deixando o áudio de lado.

Quando compramos uma mini câmera com rabicho, muitas vezes ela vem sem um conector na ponta, quando isso acontece, é preciso realizar um processo de emenda de fios junto com o cabo coaxial.

O cabo coaxial de longe é o cabo mais utilizado já que ele possui 4 fios:

  • A malha;
  • O fio do meio rente a malha;
  • E os dois fios de alimentação vermelho e preto.

– Sabendo que a malha possui carga negativa, emende-a com o fio preto e a malha do cabo coaxial.

Sim! Os três fios juntos.

Como os fios pretos do rabicho são neutros, utilize um deles para a malha e o outro para o fio preto de alimentação.

  • O fio vermelho do cabo coaxial junto com o fio vermelho do rabicho.
  • E o fio do meio que vem com a malha do cabo coaxial com o fio amarelo do rabicho.

Esses são os procedimentos básicos para realizar a conexão.

Mas como foi dito no início desse artigo, é sempre bom ter algum profissional experiente no local para auxiliá-lo nesse serviço, evitando qualquer tipo de dano ao seu equipamento.

CURIOSIDADE!!

Antigamente, a mini câmera era uma das principais escolhas por profissionais de segurança eletrônica. Porém, com as novas tecnologias, dificilmente elas são utilizadas.

Isso porque o custo-benefício de uma mini câmera hoje em dia, não vale a pena.

Facilmente encontramos câmeras HD 720p com custo abaixo de R$100. 


Conclusão

Esses são alguns dos principais conectores para CFTV do mercado. Existem vários outros, porém, para fazer um projeto básico de CFTV você não vai precisar mais do que isso.

Espero que você tenha aprendido bastante (aqui tem outras matérias) e caso fique alguma dúvida, basta escrever nos comentários.


5 (100%) 1 vote
Escrito por Rubens Fonseca

Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.