cabo para camera de segurançaPara quem está montando o seu projeto, é essencial conhecer detalhadamente quais são os melhores cabos coaxiais para CFTV que deverão ser utilizados e como eles afetarão a qualidade do sistema de uma maneira geral.

Muito utilizados nos projetos de CFTV analógicos, esses cabos são determinantes para a transmissão e a qualidade dos sinais para o seu sistema de segurança.

No conteúdo a seguir, você verá uma série de informações importantes acerca dos cabos coaxiais.

Dessa maneira, será possível realizar a instalação do seu sistema como um verdadeiro profissional.

Para aprender mais sobre o assunto, confira o artigo na íntegra.

Como os Cabos Coaxiais para CFTV são Compostos?

Cabo Coaxial para CFTV

Um cabo coaxial é feito de maneira que possa permitir a transmissão dos sinais para o sistema, ao ponto que protege o mesmo de interferências externas.

Um cabo coaxial é composto pelas seguintes partes:

  • Condutor: que é utilizado para a transmissão;
  • Dielétrico: que serve para isolar o material;
  • Malha: utilizado para blindar o cabo;
  • Capa: utilizada para proteger as outras camadas do fio.

Quando uma câmera analógica é conectada por um cabo coaxial a um DVR ou monitor, a malha contida nele servirá para nivelar o potencial entre as duas pontas.

Dessa maneira, o condutor ficará protegido contra interferências externas, garantindo mais qualidade para a transmissão dos sinais.

Nessa composição, o dielétrico atua como um isolante central da malha e da capa, servindo como uma proteção geral para o fio.

Como a segurança e a necessidade de proteção dos cabos são muito importantes, é crucial contar com materiais de qualidade.

Os condutores deverão contar com um alto grau de pureza, assim como cabos que possuam uma grande porcentagem de malha (igual ou acima de 95%, por exemplo).

Muita gente não sabe, mas à distância de instalação de uma câmera é imediatamente afetada pela espessura (também conhecida como bitola) do cabo utilizado no sistema.


Quais são os Tipos de Cabos Coaxiais para CFTV?

tipos de cabo cftv

Foto retirada do site Aprenda CFTV

Ao procurar as melhores opções de cabos coaxiais para fazer parte de um sistema de segurança, nos deparamos com as mais variadas opções.

Para profissionais do ramo de CFTV pode ser a coisa mais comum, mas para “pessoas comuns” que vão montar um pequeno sistema em suas casas pela primeira vez, pode ser um pouco confuso.

Denominações como RG 59, RG 6 e RG 11 vão surgir e com isso, uma série de dúvidas.

Como saber qual é o tipo de cabo coaxial mais indicado para utilizar em meu projeto CFTV?

Muitos se fazem essa pergunta ao se depararem com as opções disponíveis no mercado.

É importante conhecer os detalhes de cada um para determinar qual será a melhor opção de cabo coaxial, em termos de adaptação e custo-benefício.

O cabo coaxial para CFTV RG 59 (explicação) possui uma espessura menor, enquanto o cabo coaxial RG 11 possui uma bitola maior.

Quanto maior for a espessura do cabo coaxial, melhor será a transmissão para longas distâncias.

Ainda sim, é possível transmitir imagens de alta qualidade em distâncias mais curtas quando comparamos com câmeras que possuem uma qualidade de resolução menor.

Dessa maneira, será necessário prestar atenção na qualidade das câmeras analógicas para escolher os cabos ideias para o seu sistema CFTV.

Isso porque há distinções entre a distância máxima de transmissão relacionada a resolução das câmeras e o fato das imagens serem coloridas ou preto e branco.

Para saber como funciona melhor a relação entre a distância do cabo e a resolução das câmeras, para garantir as melhores transmissões em sua sistema, continue lendo pois esse será o assunto abordado no tópico a seguir.


Cabo Coaxial para CFTV: Qual a Distância Correta para Instalar?

Atualmente, a maioria das pessoas que estão criando o seu sistema CFTV procuram câmeras com uma qualidade razoável para compor seus projetos.

Afinal de contas, um bom sistema é composto por periféricos e dispositivos de qualidade e com um excelente custo-benefício, como por exemplo, os DVRs da Intelbras.

Separamos uma tabela para você realizar uma consulta rápida das distâncias de transmissão em cores para câmeras de 600 TVLs. Confira:

Tabela de Cabos Coaxial:

Cabo RG 59

Distância: 150 metros; Resolução: 600 TVL; Impedância: 75 ohms.

Cabo RG 6

Distância: 200 metros; Resolução: 600 TVL; Impedância: 75 ohms.

Cabo RG 11

Distância: 350 metros; Resolução: 600 TVL; Impediência: 75 ohms.

Lembre-se que quanto maior for a distância, mais qualidade de transmissão será obtida. Desde que a câmera analógica utilizada possua a resolução de 600 TVLs.

Para dar uma conferida em ótimos preços de cabos, sugiro olhar essa tabela: https://blogdocftv.com/cabos-para-cftv


Cabo Coaxial para CFTV: Conclusão

Depois de ler o nosso artigo, com as dicas e sugestões, acredito que você conseguirá escolher o melhor cabo coaxial para CFTV para compor o seu sistema de monitoramento.

Quando for pesquisar por cabos para comprar, utilize as informações desse guia para que você compre os fios certos para o seu sistema.

É importante ressaltar o limite de distância e a qualidade da câmera analógica para que as imagens, tanto em P/B quanto as coloridas, saiam com a qualidade desejada.

Essas questões são essenciais e devem ser olhadas com atenção!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação aos cabos coaxiais para CTFV profissional ou caseiro, deixe um comentário com suas questões para que a gente possa te ajudar.

O objetivo do Blog do CFTV é sempre te ajudar a melhorar!


5 (100%) 1 vote
Escrito por Rubens Fonseca

Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.