sistema segurança cameras via internet

A criminalidade está aumentando e cada vez as pessoas sentem medo.

Medo nas suas, medo em suas casas, medo de viajar e deixar seus pertences em casa e quando chegarem, serem surpreendidos com uma péssima notícia.

O medo toma conta de tudo e de todos, especialmente em tempos de crise no Brasil.

Cada vez mais as famílias querem segurança em suas casas e uma excelente opção para segurança tem sido montar um sistema de monitoramento residencial via internet.

Essa é uma garantia de que você nunca mais terá problemas com assaltos em sua residência? De forma nenhuma.

Mas com certeza, você terá mais conforto, dificultará a ação de quaisquer pessoas mal intencionadas e principalmente, poderá estar “perto de casa”, mesmo estando longe, através do monitoramento residencial via internet (por aplicativo no celular).

Antigamente, para ter um sistema de monitoramento residencial via internet era muito caro, isso porque a única tecnologia utilizada era a IP.

E esse modelo de câmeras nem sempre foi barato. Hoje em dia você até acha bons modelos de câmeras IP por preços econômicos, mas antes isso era praticamente impossível.

O que tornava inviável monitorar a sua residência à distância por aplicativos.

sistema de monitoramento residencial via celular


A Chegada das Novas Tecnologias no Mercado

Com a chegada de novas tecnologias no mercado como HDCVI e AHD e a tecnologia melhorada em dispositivos mobile, os novos DVRs começaram a ser conectados com e monitorados através de apps de celulares e tablets.

Aquela tecnologia antiga e que sofria com DDNS lentos, passou a ser muito mais rápida e prática.

Com isso, você pode ter acesso a um sistema de monitoramento residencial via internet de forma muito mais fácil.

Diferente de antigamente, onde você montaria um sistema com tecnologias caras, como a IP, hoje com aparelhos de baixo custo e alta qualidade, você terá sua residência ou trabalho monitorados na palma da sua mão.

No próximo sub-tópico, vou explicar e mostrar alguns itens que são indispensáveis para você criar o seu sistema de monitoramento via celular.


Sistema de Monitoramento Residencial via Internet: Alguns Itens Indispensáveis

Sistema de Monitoramento Residencial via InternetAntes de começarmos a falar sobre os sistema de monitoramento residencial via internet, você precisa entender uma coisa bem simples: Existem diferentes tipos de sistemas.

Desde as coisas mais básicas (com 2 câmeras) até coisas mais completas com 200 sensores de alarme.

Minha ideia nesse guia é te ajudar a criar um sistema de monitoramento residencial via internet (celular) que poderá ser usado em sua casa, como o próprio nome diz, residência.

Escolhendo um Bom DVR para o seu Sistema

Para começar, você vai precisar de um aparelho DVR (Stand Alone).

Atualmente (quando escrevo esse artigo), as melhores tecnologias de imagem são de 720p (HD) e 1080p (Full HD).

A qualidade de 1080P obviamente é melhor e te dá mais nitidez, porém, o custo dela é um pouco mais elevado.

Se você dispõem de pouco orçamento, um LINK é mais do que suficiente para monitorar sua casa.

O termo “híbrido” é que funciona com mais de uma tecnologia e te dá maior flexibilidade para trabalhar com diferentes câmeras (HD-TVI, HD-CVI, AHD, Analógica e IP).

As marcas referência nesse aspecto e mais escolhidas até o momento, são Intelbras (linha MHDX) e a Hikvision (marca mais utilizada no mundo todo).

As Câmeras Ideais para um Sistema de Monitoramento via Celular

Você precisa ter um bom aparelho para administrar as imagens.

Porém, se não tiver boas câmeras na captação de imagens, não importa quão bom seja o seu DVR, você dificilmente ficará satisfeito com a qualidade do seu sistema de monitoramento residencial via internet.

Portanto, você precisa escolher câmeras que trabalhem em FULL HD se possível ##câmeras hd 1080p## possuem um preço mais elevado).

No caso de DVRs da linha MHDX (Intelbras), por mais que eles gravem em 1080N, eles aceitam tranquilamente as câmeras 1080p – isso é excelente.

Caso você não possa comprar câmeras de alta definição nesse momento, não tem problema.

Existem ótimas câmeras com a tecnologia HDCVI, por exemplo, que funcionam muito bem e são capazes de integrar o sistema de monitoramento muito bem.

Dica para iniciantes:

Para ambientes internos (dentro de casa, sem qualquer possibilidade de contato com a natureza), você poderá utilizar câmeras dome – que são mais discretas.

Para ambientes externos e semi-externos, você deverá selecionar câmeras no formato Bullet (canhão).

O alcance do infra vermelho (para funcionar a noite) vai variar de câmera para câmera e, quanto maior o alcance, mais cara sua câmera vai ficar).

Como estamos montando um sistema de monitoramento residencial via internet, acredito que sua casa não seja uma mansão (perdão, se for), câmeras de 10 ou 20 metros de alcance são mais que suficientes.

Nessa metragem, você terá algumas opções de câmera HD 720p:

  • Intelbras
  • Hikvision
  • JFL

Levando em consideração que você escolheu DVRs da Hikvision ou Intelbras, qualquer umas das 3 marcas de câmera acima funcionará perfeitamente, já que seu DVR é híbrido.


como acessar cameras de segurança pelo celular

Meu Sistema de Monitoramento Residencial via Internet Preferido

Muitos leitores me escrevem perguntando minha opinião e gostariam de saber qual produto eu recomendaria.

Se eu fosse instalar esse sistema em minha casa hoje, eu optaria:

  • DVR MHDX da Intelbras (aqui em casa seria necessário um de 8 câmeras). Veja o melhor preço para esse produto.
  • Com orçamento, escolheria as câmeras 2CE16D0T-IRP 1080P da Hikvision (preço e qualidade).
  • Sem muito orçamento, ficaria com as câmeras 1010b ou 1120b da Intelbras (qualidade e preço baixo).

Escolheria esses materiais para fazer o monitoramento aqui de casa, caso eu não tivesse.

A escolha do DVR Intelbras ao invés do Hikvision, é pensando que ele é mais fácil de ser controlado e monitorado via celular (apenas utilizar o QR Code).

Para usuários iniciantes manusearem o aparelho, é melhor na minha opinião pessoal.

Outras opções de Kit

Depois de algum tempo que esse post foi publicado, fiquei pensando que deixei minha opinião pessoal mas acabei não explorando muito outras opções de kits para você, leitor.

Separei aqui, alguns links onde você poderá ter diversas ideias de kits de monitoramento residencial via internet de acordo com a sua necessidade (a partir de 2 câmeras até 16 câmeras – com várias metragens).

Espero que você tenha gostado do post de hoje. Fique a vontade para ler outras matérias aqui do Blog do CFTV.


5 (100%) 3 votes
Escrito por Rubens Fonseca

Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.