kit cameras de segurança alta definiçãoVamos falar de câmera de alta definição?

Com o avanço tecnológico na área do CFTV (Circuito Fechado ou interno de Televisão), a tecnologia analógica tradicional terá uma queda em sua produção.

O motivo é claro: Novas tecnologias com melhorias de imagem (HD-CVI, HD-TVI e AHD) vem tomando conta, com definições de imagem melhor.

Sistemas antigos de câmeras como NTSC e PAL com 380, 420, 540, 600 e 700 linhas já estão sendo substituídas pelas novas câmera de alta resolução de TVI, CVI, AHD e SDI.

Com isso, o cabo coaxial muito requisitado pelas suas vantagens, ganhará mais espaço a partir desse novo mundo de tecnologias, garantindo uma alta resolução empregando a mesma infraestrutura.

A integração dessa tecnologia irá surpreender os projetos de forma positiva garantindo a redução da quantidade de cabos indispensável para a instalação de câmeras.

Como de costume teremos que ”desapegar” das antigas câmeras de 600tvls, que com o surgimento das novas, serão mais difíceis de serem encontradas e seu investimento com o tempo não valerá a pena.

Se formos olhar hoje em dia, as principais câmeras do mercado são as híbridas da Intelbras.

Hoje em dia, vemos câmeras 720p e câmeras 1080p FULL HD sendo vendidas à preços bastante acessíveis e que tem uma qualidade de imagem bastante superior às analógicas.

Aqui você pode ter uma ideia de preços: lista de preço das câmeras.

câmera de alta definição

Comparação das Tecnologias de Imagem. Créditos: Clube CFTV


É Mesmo Necessário usar Câmera de Alta Definição 720p?

Bem, se você está em busca de um excelente serviço, acredito que usar câmera de alta definição lhe trará muitas vantagens.

Uma diferença básica entre o sistema analógico e o sistema em HD (que também é analógico), é a rica opção em detalhes da imagem.

Por exemplo, com câmeras 720p (ou 1080p), você poderá dar zoom e ter maiores informações sobre a fisionomia ou conseguir filtrar detalhes em um caixa de dinheiro.

Para realizar tal recurso de aproximação (zoom digital), é necessária uma resolução alta, caso o contrário, a imagem de vídeo poderá ter problemas na hora do reconhecimento.

Com a chegada de novas tecnologias surgiram diversos tipos de altas resoluções, como:

  • Full HD;
  • 3mp
  • 5mp
  • 8mp
  • 12mp

E a criação de novas resoluções não param.

Agora você não fica refém de utilizar as câmeras IP (que tem um custo alto) para ter imagens de alta definição em seus projetos de segurança eletrônica.


Alta resolução CFTV não é privilégio dos Sistemas IPS

Como falado acima, não é mais exclusivo da tecnologia IP a alta qualidade de imagem.

As novas tecnologias, TVI, CVI e AHD são responsáveis por trazerem uma boa definição de imagem com um preço bastante acessível, garantindo assim, um aumento na segurança das famílias.

Mas as empresas e fabricantes de CFTV não querem parar.

Especula-se que muito em breve, começaremos a trabalhar com câmeras 3mp, 5mp (Hikvision já produz) e alguns acreditam que até mesmo 8mp.

O melhor de tudo é que essas tecnologias utilizam o mesmo cabeamento das anteriores (analógicas).

Isso facilita a troca e faz desnecessário ter de trocar toda a instalação, barateando bastante o custo dos aparelhos.

Sabe-se pouco ainda a respeito dos detalhes distintos sobre o funcionamento das novas tecnologias, mas o compromisso é que seja provável a utilização dos tradicionais cabos RG59 para transmitir imagens de 5mp em uma distância de até 600 metros.

cameras de segurança hd

Imagem de uma câmera de 5 MP da Hikvision. Retirado de vídeo no Youtube.


Conclusão

Ao utilizar uma câmera de alta definição 720p, você garante uma segurança extra pra você e para a sua família.

As marcas com melhor custo-benefício atualmente são a Intelbras e a Hikvision.

Espero que você tenha gostado desse post (talvez você possa gostar desses também) e caso fique alguma dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Basta deixar um comentário abaixo.


5 (100%) 1 vote
Escrito por Rubens Fonseca

Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.