Fonte PoE: Como Funciona e Como Aplicar em um Sistema de Câmeras IP

o que é poeVamos falar sobre como funciona fonte Poe em CFTV?

Antes de qualquer coisa, tentarei explicar o que é o PoE.

PoE é a abreviação para a sigla (Power Over Ethernet), que é uma tecnologia que permite a transmissão de energia elétrica acompanhada com os dados para um dispositivo remoto, a partir do cabo de par trançado padrão em uma rede Ethernet.

Essa tecnologia é de grande utilidade para fornecer energia para Telefones IP, Ponto de acesso de redes sem fio, câmeras de rede, dispositivos embarcados, switch remotos, entre outros.

PoE, como é chamado, foi criado a muitos anos atrás com o objetivo de alimentar os aparelhos que se conectam aos switchs de redes, como os telefones IP e Access Points que são os roteadores sem fio.

Lembrando aqui que o PoE não é uma exclusividade para o uso em CFTV.

O sistema funciona como uma forma de evitar o uso de fontes adicionais e também centralizar a alimentação de energia, utilizando o mesmo cabo de rede.

Dispositivos que Fornecem Alimentação PoE

A alimentação – fonte PoE pode ser realizado principalmente através do uso de aparelhos Switches.

Switch é um aparelho de grande utilidade que possibilita a conexão de computadores em rede.

Considerado a evolução do HUB, o Switch possui a capacidade de aumentar o desempenho de rede, evitando a colisão de dados da rede, principalmente quando eles estão no vermelho (congestionadas).

Quando resolvemos adquirir um Switch, devemos procurar no manual do aparelho pela amostra (padrão) IEEE. 802.3af, que descreve a tecnologia Power Over Ethernet.

Com base no padrão 802.3af, dois dos quatros pares do cabo de par trançado padrão são utilizados para conduzir energia elétrica com tensão de 48v e corrente de até 400ma.

Utilizando o mesmo cabo de rede de Internet para enviar o sinal elétrico para os aparelhos do outro lado do cabo, o que elimina a necessidade de usar uma fonte de alimentação separada.

O calculo de todas as perdas resultaria em um fornecimento de energia de até 12.95w.

Portanto o padrão 802.3af significa que o aparelho possui o reabastecimento PoE de 15.4w que na verdade deve ser visto como 12.95w por causa da atenuação do cabo de rede.

Os aparelhos que compõe um sistema de CFTV, na maioria das vezes precisa de uma potência de até 12.94w.

Se o aparelho possui calefator ou infravermelho esse número subirá um pouco mais.

Um fator que requer bastante atenção é o das portas disponíveis do aparelho.

Muitas pessoas acreditam que o aparelho emite a mesma quantidade de alimentação em todas as portas do equipamento, imaginando ser 12.94w por porta.

fonte poe

Então é preciso ficar atento ao catálogo do aparelho para saber ao certo o quanto ele entrega por porta, que podem ser valores menores em algumas vezes.

Fique atento quando resolver adquirir o seu próprio switch ou realizar o seu projeto de CFTV.

Daremos um pequeno exemplo para que você entenda um pouco mais.

Uma câmera que consome 12w com um Switch de 24 portas no padrão 802.3af, permite utilizar 15.4w por porta, mas existe um limite de 7.5w quando utilizamos todas as portas.

Significa então que é possível alimentar essa câmera no switch, entretanto, não é possível alimentar 24 câmeras de 12w em conjunto.

Se você está pensando: “Mas é possível de alguma forma alimentar 24 câmeras? A resposta é sim.

Mas como tudo na vida, um aparelho com esse potencial é bem mais caro que um “comum”.

Dê uma conferida no preço dos principais Switchs do mercado: os melhores switchs do mercado

Está gostando da nossa matéria sobre a Fonte PoE? Não esqueça de compartilhar o conteúdo! 😉


fonte poe como funciona

Matematicamente Falando sobre Switch (Simples)

Juntos faremos aqui mesmo um cálculo rápido para saber mais ou mesmo a capacidade total para alimentação com fonte PoE em caso de alimentação com as 24 portas:

24 portas x 7.5 = 180w.

Apenas lembrando, existe um limite de 7.5w quando utilizamos todas as portas.

O resultado será de 180w sendo a capacidade máxima desse Switch.

Então, se 24 câmeras consomem 7.5w cada, 12 câmeras consumiram 15.4w cada.

Não podemos esquecer que o abrandamento do cabo derruba a potência final exatamente para 12.95w o que impede as câmeras de chegar aos 15.4w.

Se você deseja alimentar 24 câmeras com potência maior que 7.5w cada, então trate de adquirir um aparelho de Switch de 180w.

Existem aparelhos que fornecem até 300w.

Conclusão: Fonte PoE

Espero ter esclarecido um pouco suas duvidas a respeito da fonte PoE e Switch.

Caso queira adquirir bons Switchs para criar o seu projeto, acesse aqui e veja as principais escolhas do mercado: https://blogdocftv.com/go/poe-switch

Caso você tenha ficado com alguma dificuldade, estou à disposição para conversarmos por e-mail. Continue acompanhando a sessão de dicas aqui do blog.

Basta utilizar o campo de contato do site.


Fonte PoE: Como Funciona e Como Aplicar em um Sistema de Câmeras IP
5 (100%) 1 vote[s]

6 comentários sobre “Fonte PoE: Como Funciona e Como Aplicar em um Sistema de Câmeras IP

  1. Ismael

    Tenho uma dúvida em relação ao sistema poe. E não encontro na Internet a resolução. Se puder ajuda, serei muito grato. Veja só, comprei 3 câmeras VIP dome 1120 intelbras, e um switch intelbras poe. Liguei as câmeras no switch e elas n ligaram, foi preciso eu ligar através de uma fonte externa. É comum isso?

    1. Rubens Fonseca

      Olá Ismael,

      No caso, eu achei que o produto teria defeito. Porém, como podemos ver, ele não tem pois com uma fonte externa está funcionando. Talvez, o problema possa estar na instalação do sistema.

      Eu recomendaria que você chamasse um profissional da área para te ajudar a verificar a instalação e garantir que seu sistema desempenhe 100%.

  2. Esmeralda Mateus

    Ola Fonseca,

    Obrigada pela dicas acima, valeu mesmo. Olhe tenho uma dúvida quanto a isto.

    Tenho um Switch de 24portas que é PoE e o modelo é WS-C2960-48PST-L, sempre que conecto ai 2 CCTV de marca 3S funciona um tempo mais depois todas as portas do switch para de funcionar e as camaras ja não ligam mais. Podes ajudar-me a entender o que acontece ali pois ja estragaram dois dos meus switch caros.

  3. Waldir

    Olá Rubens, boa noite. Tenho uma dúvida, não exatamente sobre a funcionalidade Poe. Liguei 4 câmeras VIP 1120 Intelbras 12v, em uma fonte 12/5A, passando a energia via injetor Poe, na outra ponta fiz uma sangria no cabo e peguei os pares azul e marrom do cabo UTP, o sistema funcionou, porém apenas uma câmera ligou, a que possui o cabo mais próximo, cerca de 30m, as demais câmeras com a distância de 40 a 60m não funcionaram, apesar de todas terem linkado no switch, tenho certeza que o problema é a fonte, pois devido a distância com certeza não está sendo o suficiente a alimentação, mas minha dúvida é se posso substituir por uma fonte de 24v/5a, com certeza nas câmeras mais distantes poderá funcionar, porém a câmera que funcionou com a fonte de 12v/5a tenho receio de queimar. A dúvida real é qual melhor fonte a ser aplicada.

  4. Horst

    Tenho a mesma dúvida que o Valdir. Utilizo cameras 12v e em média 1A, estou pensando em comprar um switch POE para alimentá-las, e pelo que li foi recomendado que para distâncias de até 80m usasse fontes 24V. Se algumas delas não estão a essa distância, o switch manda apenas a energia necessária para cada uma conforme elas demandam? Não tem problema ligar as cameras 12v numa fonte de 24v que é gerida pelo switch? Obrigado

Você Ganhou um Cupom de Desconto na Ziko Shop!

Compre os equipamentos necessários para proteger o seu patrimônio e manter a sua família segura.

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora.
PROTEJA SEUS BENS AGORA!
close-link