quanto tempo dura um hdQuando resolvemos montar um sistema de CFTV (Circuito Fechado ou Interno de Televisão), precisamos estar atento a todas os detalhes.

Tão importante quanto a qualidade de transmissão, é o tempo de gravação que o seu DVR irá armazenar dados.

Os aparelhos (câmera) de CFTV fornecem vídeos em um formato específico e enviam para um gravador de DVR ou NVR que permitirá que seja feito o armazenamento dos vídeos, de acordo com a configuração definida pelo técnico que instalou o aparelho.

Entretanto, com o planejamento ainda em andamento, o contratante terá que fazer um cálculo de quanto tempo de gravação dvr vai precisar manter.

Tudo vai depender da qualidade de imagem, quantidade de câmeras, capacidade de armazenamento do seu HD, etc.

Por padrão, quando configuramos um projeto, geralmente é programado para gravação ser armazenada durante 30 dias.

Após esse período, o HD vai se subscrevendo.

Nesse caso, se o acontecimento ocorreu em 45 dias atrás, não será possível readquirir a gravação do vídeo.

Esse número (de 30 dias) só é ultrapassado em casos privativos, ou seja, para projetos Governamentais que elevam os dias de gravação de 30 para 90 dias, e isso acaba exigindo ainda mais do espaço de armazenamento no DVR/NVR.

É muito importante estimar um tempo de gravação e retenção do vídeo já que a quantidade de discos rigidos (HD) irá necessitar de cálculos que envolveram diversos fatores.


Tempo de Gravação DVR: Calculando os Fatores

Vamos entender de forma simplificada, quais elementos são essenciais para fazer o cálculo de tempo de gravação de um aparelho DVR.

Resolução

Existem alguns fatores importantes que você precisa saber sobre o espaço de armazenamento como, por exemplo a Resolução.

Todos nós gostamos de assistir vídeos em alta resolução e quando pensamos em segurança, precisamos ter todos os pequenos detalhes em mãos.

Mas é preciso ter em mente que quanto maior a resolução de gravação, maior será a utilidade de espaço para armazenamento.

Se ajustarmos a gravação para FullHD o uso do HD subirá e isso poderá comprometer a leitura de vídeo, diminuindo ainda mais a capacidade do HD.

Taxa de Quadrados por Minuto (Frame Rate)

Outro fator importante é o Frame Rate.

Isto é, a medida do número de imagens ou quadros individuais que um determinado dispositivo óptico ou eletrônico processa e exibe por unidade de tempo.

Atividades em tempo real costumam exigir ainda mais a taxa de quadros por segundo, entretanto, se ajustarmos a configuração do sistema para 30 fps ela exigirá mais espaço de armazenamento.

Geralmente o padrão na maioria dos casos é a utilização de 15 fps.

CODEC (algorítimo de compactação)

Realizar a escolha correta do CODEC influenciará muita na quantidade de disco rígido exigido para gravação.

Algoritmos mais atualizados como H.264 e H.265 podem lhe oferecer mais segurança e ainda irá economizar bastante no espaço de gravação.

Movimento do Cenário

Se o cenário onde a câmera foi inserida lhe oferece grande movimentação de pessoas e objetos, saiba que o espaço para o armazenamento irá aumentar.

Por sempre ter bastante movimento, a câmera vai gravando várias imagens e consequentemente ocupará mais espaço em seu disco rígido.

Gravação Constante por Evento

Geralmente quando vamos configurar um DVR, temos a disposição duas opções:

Se os vídeos serão armazenados constantemente, ou seja, mesmo quando não tiver ocorrendo um evento no local, ou se a gravação será executada quando registrar um evento quando constatar um movimento.

Escolhendo a opção de gravar apenas quando for registrado um movimento, vai fazer com que você não perca espaço com coisas consideradas “inúteis”.

Dica Extra

A Intelbras separou uma tabela que pode servir como base para você utilizar quando estiver em dúvida de qual é o melhor HD para o seu projeto CFTV.

Você tem o tamanho do HD, as resoluções disponíveis e quantos dias em média, esse HD suportaria gravar a quantidade escolhida de câmeras.

Parte da tabela, com os HDs mais procurados: de 1 TB e 2 TB.

Tempo de gravação DVR


Fique atento!!

Muitas pessoas compram kits de câmeras com DVR FULL HD e escolhem um HD (armazenamento) pequeno e com isso acabam frustrados por não conseguir armazenar muito.

Fique de olho em todas as informações acima para garantir que você (ou um técnico de confiança), configurem tudo certinho e você consiga obter um bom desempenho de gravação.

Para garantir que você tenha todas as informações gravadas de acordo com sua necessidade, sempre compre um HD com capacidade grande! Nesse link você pode conferir bons preços: http://blogdocftv.com/go/hds-para-stand


Conclusão

Em projetos menores, é comum que os usuários fiquem insatisfeitos com o tempo de gravação, por o “dvr não gravar tudo” e isso acontece por falta de capacidade de armazenamento.

É importante olhar a tabela com o tempo de gravação de cada HD para DVR e escolher um ideal para sua necessidade de gravação.

Você até pode gastar um pouco mais com um HD maior, porém, será garantia de ter tudo armazenado da forma correta.

Quer aprender mais? Confira todos os posts do blog.


5 (100%) 1 vote
Escrito por Rubens Fonseca
Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.