Fonte para Câmera de SegurançaÉ preciso pensar em uma serie de coisas antes montar o seu projeto de CFTV (Circuito Fechado de Televisão).

Pensar em qual fonte poderemos utilizar na propriedade, o estado da tubulação e por onde passarão os fios dos aparelhos para abastecer as câmeras de segurança.

Outro fator importante é saber a quantidade de amperes necessário para o funcionamento da sua câmera, já que algumas câmeras costumam consumir uma quantidade abusiva de eletricidade.

Ter em mente também como funciona uma fonte para câmera de segurança poderá ser de grande ajuda.

Vamos explorar então a composição da câmera e a definição de amperagem, antes de entendermos quais são os tipos de fonte mais utilizados em CFTV atualmente.


Amperes o que é?

Cientificamente falando, ampere é a unidade de medida da corrente elétrica no sistema de unidades.

Um ampere equivale a um coulomb por segundo.

Essa palavra muitas vezes sofre uma abreviação com a letra ”A” em fontes e outros equipamentos eletroeletrônicos.

A medida elétrica realizada em amperes é de muita importância para a eficiência energética de aparelhos domésticos e equipamentos de grande porte.

Conservar o controle de Amperagem é fundamental para evitar superaquecimento da rede elétrica e a ocorrência de curtos-circuitos.

Além de, claro, garantir o funcionamento correto dos aparelhos.

É importante saber que quanto maior a amperagem de um aparelho ou circuito elétrico, maior será o consumo de eletricidade.

Sabendo disso, uma maneira de diminuir a conta de luz é consultar o nível de amperagem de cada aparelho em sua residência.

Curiosidade: Existe uma lei brasileira (link) que exige que todos os fabricantes devem informar a amperagem ao consumidor em seus produtos.

Significados das Siglas

  • DC – Corrente Direta
  • AC – Corrente Alternada
  • In / Input – Entrada
  • Out / Output – Saída
  • V – Unidade de medida da tensão elétrica
  • A / Ampere – Unidade de medida da corrente elétrica

Consumo de uma Câmera de Segurança

Bem, para saber o quanto sua câmera irá gastar vai depender muito do modelo do aparelho que você possui.

Por exemplo, uma câmera HDCVI VHD 1220 B gasta 178 ma (miliamperes), ou seja, com 1 fonte de amperes você poderá abastecer aproximadamente 5 câmeras.

É importante verificar o consumo para escolher a melhor fonte para câmera de segurança.

Saiba Qual Fonte usar em um Projeto CFTV

Voltamos a tocar no assunto da ”dependência” porque para saber qual fonte utilizar em um projeto CFTV, é preciso ver primeiro os aparelhos que estão a disposição do instalador/consumidor.

Atualmente, estamos trabalhando com 2 tipos principais de fonte para câmera de segurança:

Fonte Estilo Colmeia

fonte 12v para camera de segurançaA fonte colmeia é aquela clássica fonte revestida em furos que ajuda na ventilação do equipamento, evitando o superaquecimento.

Essa fonte é dedicada para o abastecimento de muitas câmeras, já que uma fonte de 5 Amperes é capaz de abastecer entre 6 a 7 câmeras de uma só vez. Dependendo do modelo escolhido.

Uma forma de oferecer mais tranquilidade para o funcionamento dessa fonte é através do cabo coaxial, já que ele possui o par de abastecimentos. (Aqui tem alguns modelos)

Dividir as funções com outros aparelhos é muito bom, isso evita a sobre carga dos aparelhos.

O cabo coaxial bipolar 4mm Flexível 100m é muito utilizado para realizar esse serviço, já que ela oferece o abastecimento incluído, proporcionando a fonte Colmeia mais eficiência e durabilidade.

A maioria das fontes colmeias são protegidas contra curto de saída.

Isso acontece quando a saída sofre um curto e a fonte entra em modo de proteção.

Se a sua saída for colocada em curto, a fonte não queima, mas sua tensão de saída cairá para 4 a 6 VDC.

Fonte Eletrônica Estabilizada (MCM, Intelbras, Impacto, Outras)

qual fonte usar para camera de segurançaEssa fonte é a mais procurada pelos técnicos de instalação.

Ela possui uma forma simples de instalação que pode ser feita junto com as câmeras, evitando o trabalho de transmitir cabos de abastecimento para cada câmera.

Basta utilizar o plug P4 que já vem em sua câmera.

A fonte eletrônica pode ser utilizada em todos os tipos de câmeras. Ela é bem estruturada e cabe bem em uma régua de energia.

A instalação dessa fonte pode ser feita ao lado da câmera e ela é ideal para quem utiliza cabo de abastecimento.

Um pouco diferente das outras, ela possui um filtro especial contra interferências das imagens (anti-ruído) e possui um sistema de proteção contra descargas elétricas.

As fontes de marca referência nesse tipo, são: MCM e Intelbras.

DICA ESPECIAL: Nunca utilize 100% da capacidade de alimentação da sua fonte. Deixe cerca de 25% da capacidade total de backup para evitar que seus equipamentos sejam danificados. Especialmente se você utilizar fontes baratas sem filtro de surto.  

Conclusão: Fonte para Câmera de Segurança

De nada adianta ter boas câmeras se você não tiver equipamentos de qualidade em todo o seu kit de monitoramento residencial.

Você pode até mesmo queimar suas câmeras e DVR se usar fonte para câmera de segurança de baixa qualidade.

Opte sempre por produtos de qualidade!

Espero que tenha gostado da matéria! Você pode acompanhar outras aqui: http://blogdocftv.com/category/dicas/


5 (100%) 1 vote
Escrito por Rubens Fonseca
Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.