Graças ao avanço da tecnologia hoje temos a nossa disposição uma extensa variedade de aparelhos para gravações de câmeras de segurança.

O aumento impressionante em busca de segurança  e o avanço da tecnologia foram os responsáveis por essa grande variação de aparelhos.

Aparelhos como DVR / SVR / NVR / HVR estão a nossa disposição no mercado para complementar as necessidades em relação ao monitoramento residencial e empresarial.

DVR SVR NVR HVR

Antigamente a maioria das pessoas tinham problemas em relação ao local onde conectariam as câmeras e isso dificultava na escolha dos aparelhos.

A maioria acabava adquirindo uma placa de captura para PC e nele conectavam as câmeras.

Um processo bastante complicado e nem um pouco confiável já que, em qualquer momento a placa poderia entrar em conflito com o PC e queimar (ou parar de funcionar).

Além de ser bastante “antigo” esse modelo, ele causou diversos problemas como apagar as gravações e deixar empresas e pessoas na mão na hora de fazer um backup, por exemplo.

A necessidade dessas pessoas fez com que as fábricas criassem diversos aparelhos para tornar esse processo de conexão mais prático.

Hoje em dia existe uma variedade de aparelhos com alta capacidade de executar tal serviço.

Além da grande variedade que temos no mercado, o preço ficou muito acessível.

Hoje encontramos aparelhos chamados de DVR Multi-HD (que funcionam com mais de uma tecnologia) por preços muito competitivos.

Antes de decidir (ou não) atualizar seu sistema e comprar um aparelho, veja a diferença entre DVR / SVR / NVR / HVR para escolher um modelo certo pra sua necessidade.

Confira abaixo outros aparelhos e suas vantagens!


O que é um DVR?

DVR (Digital Vídeo Recorder) foi a primeira tecnologia que acabava de vez com o uso da Placa de Captura, deixando totalmente desnecessário o uso de um computador.

Isso, porque o aparelho recebe as câmeras diretamente nele e consegue fazer acesso remoto via conector RJ45 (disponível de fábrica).

Esse aparelho ainda é muito utilizado e o seu custo benefício tem agradado muitas pessoas.

O limite de gravação desse aparelho é de 960 linhas de resolução.

Se você pretende realizar um projeto em sua residência ou empresa e possui um valor aquisitivo um pouco menor, talvez essa seja a sua melhor escolha.

É bom lembrar que o aparelho DVR possui uma qualidade de imagem razoável, então se você busca a excelência terá que pagar um pouco mais caro em outro aparelho.


O que é um SVR?

SVR é a abreviação para (System Vídeo Recorder) um aparelho criado exclusivamente pela marca GIGA (link).

Sua tecnologia oferece certas vantagens sobre outros aparelhos.

Uma dessas vantagens se encontra na fonte que é a bivolt que oferece uma proteção a mais contra surto e curto circuito.

O SVR também tem uma limitação de tecnologia e a resolução máxima de gravação é de até 960 linhas também.

Outra vantagem do SVR se encontra em seus cabos de conexão.

Ao invés de usar o cabo coaxial em suas instalações, você utilizará o cabo UTP (um dos cabos mais usados para criação de redes de computadores baseadas em fio, conhecido também como cabo transado/cabo de rede).

Quando compramos o aparelho de SVR o serviço aparelho acompanha também os baluns para conectar as câmeras analógicas.


O que é um NVR?

o que é nvrNVR é a sigla para (Network Vídeo Recorder) é um programa de Software que grava vídeos em um formato digital para unidades de disco, flash USB, cartão de memória SD ou outro dispositivo de armazenamento.

O NVR acaba funcionando como um dvr com a capacidade de gerenciar todo o monitoramento das câmeras IP.

Muitas câmeras IP possuem a capacidade de armazenamento interno através de um cartão de memória, mas não tem nada melhor que um equipamento capaz de gerenciar tudo em apenas um local.

É exatamente essa a função do NVR.

Alguns aparelhos de NVR possuem a capacidade reproduzir vídeos em HD ou Full HD, utilizando uma tecnologia mais recente.

O NVR permite também o monitoramento por acesso remoto e a visualização através de smartphones e tablets.

A empresa Intelbras oferece também excelentes opções de serviço para o tamanho ideal do seu projeto CFTV.

Vale a pena conferir alguns produtos dessa linha.


O que é um HVR?

Os benefícios dos aparelhos de DVR estão na capacidade de processamento que permite o gerenciamento das imagens com taxa de frames rate.

O HVR (Hybrid Vídeo Recoder) nada mais é que um dvr capaz de aceitar câmeras analógicas e IPs ao mesmo tempo, o que torna ele um dvr hibrido.

Esse serviço é essencial para clientes que possuirem câmeras IPs ou analógicas e não desejam substitui-las por outras tecnologias disponíveis e mais recentes.

As marcas no Brasil que possuem DVRs Híbridos (Multi-HD) são várias: JFL, TecVoz, Intelbras e Giga Security.

A Tecvoz possui DVRs híbridos com uma nova tecnologia que permite a transmissão em HD e sustentam com facilidade as câmeras analógicas de outras marcas.

Ter uma boa resolução da imagem é de muita importância para capturar perfeitamente as imagens.

Os HVRs da GIGA suportam uma resolução de 720p (1280×720) que foram lançadas recentemente.

Já a resolução oferecida pela Tecvoz sustentam em 720p e em Full HD (1080p).

Os HVRs possuem também o acesso a nuvem, cooperando para o acesso remoto sem a necessidade de liberação de portas.

Além de outras funções como: ARSP, UPNP, Mobile e outras.


hvr intelbras

Qual é o Melhor entre os Aparelhos?

Dizer ao certo qual é melhor opção entre DVR / SVR / NVR / HVR irá depender muito do seu planejamento.

Por exemplo, o equipamento utilizado para o monitoramento de uma residência é bem diferente do equipamento utilizado em uma empresa de grande porte.

Além de que, você vai utilizar um sistema híbrido (com várias tecnologias) ou apenas um tipo de câmera?

Essa pergunta vai muito de acordo com o seu capital de investimento.

O que tentamos fazer aqui é deixar claro a respeito das vantagens de uma para outra, para facilitar a sua escolha na hora da compra.

Veja abaixo os benefícios de cada um desses aparelhos.

  • O SVR possui a exclusividade da empresa GIGA Security e oferece um pacote com uma comunicação grande entre os equipamentos da empresa.
  • O HVR é recomendado para aquelas pessoas que não pretendem trocar as mini câmeras e as analógicas de baixa qualidade por tecnologias mais recentes.
  • O NVR nada mais é que um DVR potente direcionado para câmeras IPs, já que seu processador e capacidade de espaço para gravação são bem altos.

Conclusão

A tecnologia vai de acordo com o que você está disposto a investir.

A melhor opção, no meu humilde ponto de vista, é investir em aparelhos considerados híbridos, que atualmente estão com preço acessível e trabalhar com várias tecnologias.

Essa com certeza será a opção que te permitirá mais flexibilidade e menor investimento a princípio, podendo atualizar as câmeras futuramente sem a necessidade de trocar o seu aparelho.

Gostou do artigo do Blog do CFTV?


5 (100%) 1 vote
Escrito por Rubens Fonseca
Um cara de família, honesto, trabalhador e que atua no ramo da segurança há alguns anos. Criei o blog para compartilhar conhecimento, algumas dicas e discutirmos sobre tendências da segurança eletrônica no nosso país.